terça-feira, 26 de junho de 2012

Nós precisamos falar sobre psicopatia.

           A vida tem verdades desagradáveis. Mortalidade, hemorróidas e mulheres de bigode. Enfim,  falando de verdades desagradáveis você acredita que pessoas podem ser genéticamente más? Psicopatia este é o assunto de nosso post. Atualmente a psicopatia é chamada de Transtorno de Personalidade Anti-Social (Aqui utilizarei a sigla TPAS). Ok, vamos fazer isso direito! Antes de expor algumas idéias que  tenho sobre a questão vamos recorrer a nosso referencial mítico-religioso mais evidente a mitologia hebraico-cristã especificamente a uma conhecida história do livro do gênesis. Cap. 4:  Vers. 1-16 que relata um caso de inveja, desprezo e assassinato temas comuns na vida de qualquer psicopata que se preze.

                                                Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. 15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.


               Pessoas matam às outra por ciúmes. Algo quase cotidiano nos noticiários. Tem até uma piada pesada rolando por ai "Tudo bem sua mulher colocar suas malas para fora, desde que, você não esteja dentro dela!"  Voltando a história de Abel e Caim chamo a atenção para um fato. Não há uma explicação no texto do motivo pelo qual Deus não aceitou a oferta de Caim.  O que eles fez de mal para que oferta do que ele tinha de melhor não fosse aceita? Foi simplesmente indeferida, negada, não te quero. Uma coisa meio Maria Joaquina e Cirilo. Há uma oferta do que se tem de melhor e como retorno  recebe-se uma esnobada. Mas Caim não era um doce Cirilo. Caim era meio Caim.
              Taí algo que cria uma personalidade perturbarda: Críticas constantes, distanciamneto afetivo e desprezo por qualquer tentativa carinhosa de proximidade. Esses seriam os ingredientes ambientais  suficientes para despertar à inveja e a ira de alguém? Seriam esses os ingredientes para que uma pessoa geneticamente predisposta desenvolvesse um TPAS?
              Caim tava puto da vida... "Por acaso sou eu o guarda do meu irmão?" respondeu na lata.. Inveja, assasinato, desprezo, ciúmes, situações arquetípicas presentes na história humana desde nossas genealogias mais antigas. Caim matou seu irmão sem pesar as consequências e bateu boca com Deus. Caim não tinha medo. Reflita sobre a idéia de que algumas pessoas parecem possuir um limiar de medo menor do que as outras pessoas pois vou explorar a idéia adiante numa tese que tenho sobre o TPAS.
              De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos mentais o DSMV-IV-TR - (301.7) os critérios para o diagnóstico do TPAS constituem:

              A. Um padrão global de desrespeitoe violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios:
              1) Incapacidade de adequar-se as normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção.
              2) Propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens  pessoais ou prazer.
              3) Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.
              4) Irritabilidade e agressvidade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.
              5) Desrespeito pela segurança própria ou alheia.
              6) Inrresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras.
              7) Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado alguém.
              B) O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade.
              C) Existem evidências de Transtorno de Conduta com ínicio antes dos 15 anos de idade.
              D) A ocorrência do comportamento antissocial não se dá exclusivamente o curso de esquizofrenia ou Episódio Maníaco.
               
               O CID - 10 - (F60.2) traz como Transtorno de personalidade dissocial. Caracteriza como um desprezo por obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. há um desvio considerável entre o comportamento e as normas estabelecidas. O comportamento não é  fácilmente modificádo pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito entrar em conflito com a sociedade.  Personalidade:
  •          Amoral
  •          Antisossocial
  •          Associal
  •          Psicopática
  •          Sociopática
               Todos nós vez ou outra fazemos coisas erradas. Cometemos digamos delitos morais. A culpa realmente nos impede de cometer atos imorais?  A culpa geralmente surge depois de algo ruim que realizamos como peso da consequencia de nossas ações. Há pessoas que simplesmente não se importam. Minha tese é a seguinte. Não é a culpa que nos impede (sendo psicopata ou não). O que nos impede de cometer certos atos é uma emoção básica extremamente adaptativa e necessária. O medo.
                O medo pode ser pensado como a emoção e a atividade cerebral que mais preservou  a espécie. Antes de atravessar a rua olhamos para os dois lados da rua prudentemente a fim de observar se algum carro não está caminho para nos tirar a vida. Quando pensamos em roubar algo que está super acessível é o medo de ser flagrado e punido que nos inibe. Acredito que psicopatas sentem culpa nem que seja minimamente. Não um arrependimento pelo prejuízo causado a alguém mas pelo transtorno que isso pode lhe causar. É muito interessante entender o papel do medo em nossas condutas.
               Gert Holsteg e colaboradores (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14534252)  realizaram experimentos com casais utilizando recursos de neuroimagem funcional em que pediam para que uma das pessoas mastubarsse o parceiro durante a realização do exame. O pesquisadores estavam interessados em entender oque ocorria no cérebro na hora do orgasmo. As coclusões foram interessantes a expectativa de prazer nos homens ativava estruturas  do nosso sistema de recompensa cerebral e literalmente desligava estruturas relacionadas funcionalmente com o sistema de reação defensiva, ou seja, as amigdalas cerebrais responsáveis pelo medo  desligava nos homens. Isto não ocorria nos cérebro das mulheres.Tal fato revela um dado interessante: Na expectativa de prazer (como ser estimulado, seduzido) o cérebro masculino desliga o medo ao passo que o sistema de recompensa ativo elicia atividade em áreas motoras do córtex frontal ativando comportamentos direcionados a meta (objeto desejado). Os resultados demostraram que os homens na expectativa de prazer simplesmente desligavam as amígdalas (o medo). Por isso os homens parecem ter uma probalidade muito maior de cometer adultério do que a mulher. (Ganhamos uma desculpa neurobiológicamente justificada? rs) Ao elabora um juízo sobre a situação o teor emocional dos riscos envolvidos na mesma é omitido e avalaição das redes frontais fica prejudicada. Em síntese nós homens na presenaça de estímulos sexuais perdemos a cabeça literalmente. A essa altura você leitora mulher deve estar me xingando. Mas vocês mulheres também usam argumentos biológicos para suas mudanças de humor,  raiva sem propósito e falta de desejo sexual. Vocês chamam de TPM!                
               Brincadeiras à parte, volto  a questão pertinente o que nos inibe é o MEDO. A relação entre amigdala e medo é densamente documentada na literatura cientifica os primeiros relatos datam de 1937 através dos estudos Kluver e Bucy em que primatas que sofriam uma ablação cirúrgica das amigdalas cerebrais  passavam a não apresentar mais comportamentos de esquiva ou medo a tal ponto que quando colocados frente serpentes estes as colocavam na boca. Aliás a oralidade é uma característica marcante do que ficou conhecido como Sindrome de Kluver e Bucy.  penso que o medo é um elemento chave para a compreensão do TPAS.
              Experimentos realizados em prisões no novo méxico pelo psicólogo  Dr. Kent Kiehl do departamento de psicologia da universidade do novo méxico (http://www.unm.edu/~psych/faculty/sm_kiehl.html) demonstram que para cada 20 detentos 1 possui personalidade psicopática. O pesquisador realizou mais de 300 tomografias cerebrais constituindo o maior banco de dados de cérebros com TPAS do mundo.  Ao serem colocados na tomografia eram apresentados a letras X e K aleatóriamente uma de cada vez e pedia-se que os sujeito apertassem um botão somente quando a letra X aparecesse. As letras eram apresentadas muito rápido propositalmente pois o objetivo era estudar como os TPAS reagiriam aos erros. Eles simplesmente nem ligavam pelos erros que cometiam diferente dos sujeitos controle. Reagiam melhor com os erros "não se encanavam". Isso não queriam dizer que não eram intleigentes. O QI do assassino em série Rifkin  preso por estragular 17 mulheres era de 128 (Quase a pontuação máxima). As pesquisas também apresentam evidências de que pessoas com TPAS tinham cérebros fisicamente diferentes sendo as amigdalas destes cerca de 17% menor do que a da maioria das pessoas.  Amígdala menor, medo menor.
               Os Lobos frontais (sede das funções executivas)  e amigdalas parecem não se comunicar adequadamente. Numa analogia psicanalítica o Ego e o Superego sempre perdem a briga para o ID. Em termos de neuropsicologia soviética (teoria das unidades funcionais de Lúria)  a unidade III (lobos frontais) não recebe toda a informação da unidade I (Formação reticular e Sistema Límbico) o planejamento da ação consciente não leva em conta riscos e se os leva pode não conter o teor emocional que a previsão de uma consequência aversiva implicaria. Sem sentir medo  o indivíduo leva a cabo qualquer comportamento mesmo que este coloque sua vida e a dos outros em risco desde que ele consiga o que deseja. Um cérebro sem medo é um cérebro inconsequente. Sem medo não existe consequência aversiva, sem medo não existe punição. Daí retomo minha tese. Pessoas com TPAS experimentam o medo de maneira reduzida em comparação com a maioria das pessoas. Não é que não sintam culpa. O que elas não sentem é bom e velho medo.
              Estima-se que para cada 100 pessoas uma seja TPAS. Sabe que genética e biologia costituem metade da equação. A influência do ambiente representam os outros 50%. Apenas 1% da população TPAS é violenta. A grande maioria se dá muito bem . São corruptos. Políticos, agiotas, policiais, advogados, excecutivos que não tem medo de burlar a lei, e de pisar em cima dos outros para alcançar benefícios. Amigos, predadores eficientes são pacientes, exímios observadores, adoráveis sedutores, dissimuladores incrivelmente verossímeis por isso estão no topo da cadeia alimentar. Seu namorado tem essas caracteristicas? Seu filho? Seu vizinho? Cuidado é possível que até Caim matar Abel ele estavisse sorrindo. Está curioso Leia  "Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado" da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva é bem informativo. Classicamente os estudos sobre psicopatia são de Robert Hare. Vale a pena conferir.
              Para ir finalizando gostaria de indicar um filme que assisti recentemente e que me destruiu a cabeça. O filme é demoníaco, horrivel, intelectualmente intrigante. O título é "PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN".

                                          
                                          
                                                   


 University of New Mexico. Dept. Psychology. Kent Kiehl. PHD.        
 Resultados de pesquisa sobre o tema:
 http://www.unm.edu/~psych/faculty/lg_kiehl.html#lab


          

Um comentário: